Há já algum tempo que tinha esta ideia na cabeça. De tanto ouvir a forma como Fausto mistura os ritmos e danças populares com uma composição contemporânea, dava vontade de me aventurar e fazer uma misturada a ver como saía.
Este disco era o momento certo para o fazer, uma vez que procura mostrar o universo de música e ideias em que me movimento desde sempre e que mistura Motown e Amália, Elis Regina e Sam Cooke, para citar alguns.
Até que me surgiu esta ideia meio amalucada de pegar num corridinho, pôr-lhe uma letra em cima e rappar à mandadora de baile. Baptizei o conceito de corrid-hip corrid-hop e fiquei com a certeza de que a pessoa certa para escrever a letra seria a Capicua.
Liguei-lhe e expliquei a minha ideia o melhor que conseguia para que não parecesse a maior parvoíce de sempre.
Passado um tempo, mandou-me o primeiro esboço e já conseguia ouvir na minha cabeça o resultado com o corridinho por cima.
Mais uns pequenos ajustes na biografia (a letra é biográfica e quase parece que a Capicua esteve à espreita numa máquina do tempo, tão certeiras são as descrições que faz), um rearranjo do corridinho, para que pudesse ter outros sabores para lá do seu formato tradicional e começou a desenhar-se “A Bacalhau”.
A meio do processo, lembrei-me que uma beatbox seria o ingrediente que faltava para acentuar a confusão de ideias e influências que é a minha vida (e a minha música, consequentemente). Pedi ao Rizumik, ele disse que sim, enviou-me uns quantos takes, corte e costura e voilá: “A Bacalhau” ficava completa.
Convidei a Capicua a ir ouvir o resultado, cheia de medo que achasse aquilo tudo uma bizarria.
O seu sorriso sincero no fim descansou-me. Os sorrisos e risos que arranca aos amigos e família a quem mostro a canção deixam-me feliz.
“A Bacalhau” a mandar bailes em modo rapper badass tuga, desde 5 de Novembro de 1978.
AB
Não vejo a hora de ouvir! Vai ter uma sessão especial de audição para “fãs de carteirinha”? 😉
O ” nao” e’ sempre certo.
Tudo o resto, e’ bom por acréscimo. ..
Força nisso. !!
oi gente
gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉